Histórias de Fantasia são racialistas? PARTE 2 - A influencia do pós moderno na fantasia
Deanerys Targaryen, heroína feminina da serie "Game of Thrones" da HBO, baseado na obra de George R.R Martin
Em nosso ultimo post, analisamos as ideias raciais presentes na literatura e no legendário de Tolkin. Dessa vez, analisaremos as obras e narrativas de alta fantasia que permeiam nosso mundo moderno. Vamos analisar como as ideias modernas de igualdade, respeito as minorias e desprezo a segregação, coexistem com elementos fantásticos criados por Tolkien e outros escritores. Vamos começar por um dos meus RPG´s favoritos, "The Elder Scrools V - Skyrim".

SKYRIM

Raças do game Skyrim
Em Skyrim vemos um numero ainda maior de raças, do que nas obras de Tolkien. Só os "humanos" possuem quatro divisões - Nords, Imperiais, Breton e Redguard - que apesar de serem semelhantes, possuem diferenças gritantes. Entre si, os membros de um grupo não se diferencial muito, e Skyrim se utiliza de uma ideia de essencialismo racial, para criar suas populações. Por exemplo, todos os "nords" gostam de lutar, todos os Redguards são morenos, todos os Bretons são aparentemente intelectualizados e todos os imperiais parecem ter um viés para o comércio. Ademais, as raças de Tamriel (nome do continente onde se passa a serie) possuem características sociais, e práticas próprias. Essas habilidades, ou pontos fracos, sociais ou físicos, denotam uma diferença quase "biológica" para as raças humanas em Tamriel, mantendo de certo modo, as ideias racialistas do inicio do século XX. Vamos analisar duas dessas raças humanas; nords e redguards.

NORDS

Nords
Segundo a Wikia da serie Elder Scrools, os nords "possuem resistência ao frio", e também a habilidade de realizar um grito de guerra, que espanta os inimigos. Os "nords", claramente são baseados nas populações nórdicas e germânicas do norte da Europa, principalmente em períodos medievais, baseados em relatos romanos e gregos. A ideia racialista, de que os nórdicos e germânicos, seriam uma raça guerreira por natureza, influenciou o Terceiro Reich alemão. Por mais que os jogos da serie não visem espalhar esse esteriótipo racial, a mesma é influenciada por ele.

REDGUARD

Redguards
Os redguards de T.E.S, são explicitamente baseados nos povos semíticos e africanos. Segundo a Wikia do T.E.S, os redguards "são inatos no uso de armas", essa colocação já evidencia a questão do essencialismo racial, por atribuir ao nascer, uma habilidade inata para essa etnia. Mas não para por ai. Por serem baseados em populações afro - semíticas de nosso mundo, os redguards carregam em si, certos esteriótipos que errôneos sobre os povos semíticos. Os redguards parecem se dar bem com o comércio (1 esteriotipo semítico), são belicosos, e adoram guerras e lutas (2 esteriotipos semíticos). Como os nords, a criação dos redguards foi influenciada por ideias essencialistas sobre os povos semíticos, apesar de provavelmente, não ter sido a intenção dos produtores.

IGUALDADE DE GENERO

A serie T.E.S se diferencia em grande parte do legendário de Tolkien, devido a influencia de pensamentos modernos e pós modernos em sua produção. As mulheres da Terra Média, são secundárias as ações do mundo, com a leve exceção de Eowyn, enquanto em Tamriel, as mulheres assumem postos militares e políticos. Essa noção de mulheres assumindo o poder que até então era masculino, é uma influencia do pensamento moderno, em relação a igualdade de gênero. Na época de Tolkien ideias como essas já existiam, mas não possuíam ainda o poder que hoje possuem. A serie T.E.S é bastante conhecida pelo publico feminino de games, e um game onde o jogador é obrigatoriamente colocado no controle de um herói masculino, logo afastaria o gênero feminino. As mulheres guerreiras de Skyrim atraem o publico feminino e abrem espaço para debates de ideias, apesar de como podemos perceber nos últimos 2 anos, o publico de games ainda tem muito à aprender sobre igualdade de gênero

DRAGON AGE

Outro jogo, dessa vez da controversa empresa Bioware, que em sua serie de games de ficção cientifica "Mass Effect", permitiu ao jogador entrar em relações homossexuais e até mesmo realizar atos sexuais com alienígenas (isso que é progressismo!!), Dragon Age se assemelha em muito ao T.E.S em assuntos raciais. As mulheres em D.A, possuem espaço politico e militar, e liberdade em questões como casamento e sexo. No entanto, a mais construtiva analise que podemos realizar em D.A é a sua critica a ideias de superioridade racial.

O ESTRANHO, O ESTRANGEIRO E O PRECONCEITO

Distrito elfico em uma cidade de Dragon Age
Em D.A, a raça elfica foi reduzida a migrantes dentro do continente de Thedas, que vagam pelas cidades e são obrigados a viverem em "favelas". Os elfos são vistos pelos seres humanos como ameaças, por trazerem doenças para as cidades ou devido ao crime. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu conceito sobre o "estrangeiro", a sociedade teme tudo aquilo que não pode ser controlado por ela, tudo aquilo que se mantem a margem da sociedade, por não se integrar nesta, e não aderir aos seus costumes. Os elfos se toram o estranho na sociedade humana em Thedas, e por isso são segregados. A literatura pós segunda guerra, foi recheada por elementos contra o holocausto, e a segregação de povos. Essas ideias pós modernas, ou modernas de igualdade levaram às lutas por direitos civis nos estados unidos, lideradas por Martin Luther King e Malcom X, e o fim do Apartheid na África do Sul. Outros games como Mass Effect, The Witcher e Final Fantasy, possuem temas semelhantes, influenciados por seu contexto histórico, sociológico e filosófico.

AS CRONICAS DE GELO E FOGO

Arya Stark
Talvez a serie de fantasia mais comentada do século, a A.C.G.F, se transforam em um sucesso mundial após a sua dramatização para TV, produzida pela HBO. A serie, largamente baseada na série até pelos menos a 4° temporada, possui uma serie de temas e influencias do pensamento pós moderno em suas histórias. As mulheres de A.C.G.F, possuem um papel principal, e muitas até mesmo claramente recusam sua condição de mulher (submissa ao marido e casta), para seguir seus próprios sonhos e desejos. A mais aparente feminista da serie e a pequena Arya, que recusa seu papel de princesa para se tornar uma espadachim.



Mas em relação a questão racial? 

No mundo de A.C.G.F, aparentemente temos 3 raças conscientes - humanos, filhos da floresta e caminhantes brancos - essas raças se diferenciam em muito, apesar de serem antropomórficas. Os filhos da floresta logo nos lembram dos povos autóctones da America pré-colombo e o fato de os mesmos terem sido quase extintos pelos seres humanos, é uma influencia histórica na obra de Martin. No entanto, o mundo de A.C.G.F, está repleto de etnias e povos diferentes, que não são chamados de raças e sim "povos". O termo povo, nos denota uma diferenciação cultural e politica ao invés de uma diferenciação biológica, que o termo raça emprega. A ausência de ideias racistas, misóginas, preconceituosas e moralistas nos livros de George R.R Martin, colocam suas Histórias de fantasia, dentro do espirito pós moderno.

No próximo post analisaremos a questão racialista em Histórias de fantasias para crianças, e daremos uma breve olhada para as Histórias de ficção cientifica, como Star Wars.






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Histórias de Fantasia são racialistas? PARTE 2 - A influencia do pós moderno na fantasia

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Deanerys Targaryen, heroína feminina da serie "Game of Thrones" da HBO, baseado na obra de George R.R Martin
Em nosso ultimo post, analisamos as ideias raciais presentes na literatura e no legendário de Tolkin. Dessa vez, analisaremos as obras e narrativas de alta fantasia que permeiam nosso mundo moderno. Vamos analisar como as ideias modernas de igualdade, respeito as minorias e desprezo a segregação, coexistem com elementos fantásticos criados por Tolkien e outros escritores. Vamos começar por um dos meus RPG´s favoritos, "The Elder Scrools V - Skyrim".

SKYRIM

Raças do game Skyrim
Em Skyrim vemos um numero ainda maior de raças, do que nas obras de Tolkien. Só os "humanos" possuem quatro divisões - Nords, Imperiais, Breton e Redguard - que apesar de serem semelhantes, possuem diferenças gritantes. Entre si, os membros de um grupo não se diferencial muito, e Skyrim se utiliza de uma ideia de essencialismo racial, para criar suas populações. Por exemplo, todos os "nords" gostam de lutar, todos os Redguards são morenos, todos os Bretons são aparentemente intelectualizados e todos os imperiais parecem ter um viés para o comércio. Ademais, as raças de Tamriel (nome do continente onde se passa a serie) possuem características sociais, e práticas próprias. Essas habilidades, ou pontos fracos, sociais ou físicos, denotam uma diferença quase "biológica" para as raças humanas em Tamriel, mantendo de certo modo, as ideias racialistas do inicio do século XX. Vamos analisar duas dessas raças humanas; nords e redguards.

NORDS

Nords
Segundo a Wikia da serie Elder Scrools, os nords "possuem resistência ao frio", e também a habilidade de realizar um grito de guerra, que espanta os inimigos. Os "nords", claramente são baseados nas populações nórdicas e germânicas do norte da Europa, principalmente em períodos medievais, baseados em relatos romanos e gregos. A ideia racialista, de que os nórdicos e germânicos, seriam uma raça guerreira por natureza, influenciou o Terceiro Reich alemão. Por mais que os jogos da serie não visem espalhar esse esteriótipo racial, a mesma é influenciada por ele.

REDGUARD

Redguards
Os redguards de T.E.S, são explicitamente baseados nos povos semíticos e africanos. Segundo a Wikia do T.E.S, os redguards "são inatos no uso de armas", essa colocação já evidencia a questão do essencialismo racial, por atribuir ao nascer, uma habilidade inata para essa etnia. Mas não para por ai. Por serem baseados em populações afro - semíticas de nosso mundo, os redguards carregam em si, certos esteriótipos que errôneos sobre os povos semíticos. Os redguards parecem se dar bem com o comércio (1 esteriotipo semítico), são belicosos, e adoram guerras e lutas (2 esteriotipos semíticos). Como os nords, a criação dos redguards foi influenciada por ideias essencialistas sobre os povos semíticos, apesar de provavelmente, não ter sido a intenção dos produtores.

IGUALDADE DE GENERO

A serie T.E.S se diferencia em grande parte do legendário de Tolkien, devido a influencia de pensamentos modernos e pós modernos em sua produção. As mulheres da Terra Média, são secundárias as ações do mundo, com a leve exceção de Eowyn, enquanto em Tamriel, as mulheres assumem postos militares e políticos. Essa noção de mulheres assumindo o poder que até então era masculino, é uma influencia do pensamento moderno, em relação a igualdade de gênero. Na época de Tolkien ideias como essas já existiam, mas não possuíam ainda o poder que hoje possuem. A serie T.E.S é bastante conhecida pelo publico feminino de games, e um game onde o jogador é obrigatoriamente colocado no controle de um herói masculino, logo afastaria o gênero feminino. As mulheres guerreiras de Skyrim atraem o publico feminino e abrem espaço para debates de ideias, apesar de como podemos perceber nos últimos 2 anos, o publico de games ainda tem muito à aprender sobre igualdade de gênero

DRAGON AGE

Outro jogo, dessa vez da controversa empresa Bioware, que em sua serie de games de ficção cientifica "Mass Effect", permitiu ao jogador entrar em relações homossexuais e até mesmo realizar atos sexuais com alienígenas (isso que é progressismo!!), Dragon Age se assemelha em muito ao T.E.S em assuntos raciais. As mulheres em D.A, possuem espaço politico e militar, e liberdade em questões como casamento e sexo. No entanto, a mais construtiva analise que podemos realizar em D.A é a sua critica a ideias de superioridade racial.

O ESTRANHO, O ESTRANGEIRO E O PRECONCEITO

Distrito elfico em uma cidade de Dragon Age
Em D.A, a raça elfica foi reduzida a migrantes dentro do continente de Thedas, que vagam pelas cidades e são obrigados a viverem em "favelas". Os elfos são vistos pelos seres humanos como ameaças, por trazerem doenças para as cidades ou devido ao crime. Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu conceito sobre o "estrangeiro", a sociedade teme tudo aquilo que não pode ser controlado por ela, tudo aquilo que se mantem a margem da sociedade, por não se integrar nesta, e não aderir aos seus costumes. Os elfos se toram o estranho na sociedade humana em Thedas, e por isso são segregados. A literatura pós segunda guerra, foi recheada por elementos contra o holocausto, e a segregação de povos. Essas ideias pós modernas, ou modernas de igualdade levaram às lutas por direitos civis nos estados unidos, lideradas por Martin Luther King e Malcom X, e o fim do Apartheid na África do Sul. Outros games como Mass Effect, The Witcher e Final Fantasy, possuem temas semelhantes, influenciados por seu contexto histórico, sociológico e filosófico.

AS CRONICAS DE GELO E FOGO

Arya Stark
Talvez a serie de fantasia mais comentada do século, a A.C.G.F, se transforam em um sucesso mundial após a sua dramatização para TV, produzida pela HBO. A serie, largamente baseada na série até pelos menos a 4° temporada, possui uma serie de temas e influencias do pensamento pós moderno em suas histórias. As mulheres de A.C.G.F, possuem um papel principal, e muitas até mesmo claramente recusam sua condição de mulher (submissa ao marido e casta), para seguir seus próprios sonhos e desejos. A mais aparente feminista da serie e a pequena Arya, que recusa seu papel de princesa para se tornar uma espadachim.



Mas em relação a questão racial? 

No mundo de A.C.G.F, aparentemente temos 3 raças conscientes - humanos, filhos da floresta e caminhantes brancos - essas raças se diferenciam em muito, apesar de serem antropomórficas. Os filhos da floresta logo nos lembram dos povos autóctones da America pré-colombo e o fato de os mesmos terem sido quase extintos pelos seres humanos, é uma influencia histórica na obra de Martin. No entanto, o mundo de A.C.G.F, está repleto de etnias e povos diferentes, que não são chamados de raças e sim "povos". O termo povo, nos denota uma diferenciação cultural e politica ao invés de uma diferenciação biológica, que o termo raça emprega. A ausência de ideias racistas, misóginas, preconceituosas e moralistas nos livros de George R.R Martin, colocam suas Histórias de fantasia, dentro do espirito pós moderno.

No próximo post analisaremos a questão racialista em Histórias de fantasias para crianças, e daremos uma breve olhada para as Histórias de ficção cientifica, como Star Wars.






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