Posted by G.L MEDIA
15:54
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Citadela, residencia do conselho galático |
Durante os séculos XIX e XX, a humanidade obteve um alto e rápido crescimento tecnológico, principalmente movido pelo aço, vapor e petróleo. A literatura criava mundos futurísticos, movida pela crença de que nossa especie, continuaria eternamente evoluindo, até conquistarmos o espaço. Mas, nos últimos anos, temos visto o contrário. A destruição do meio-ambiente por resíduos tóxicos, o aumento das temperaturas e o degelo das camadas polares, tem aumentado a desconfiança em relação ao progresso da humanidade, e colocado em cheque o "destino manifesto" dos homens.
O que nos leva a seguinte questão, estamos predispostos a nos destruirmos, por causa do crescimento tecnológico? Pode um dia, aquilo que nos permitiu deixar de ser pressa e virar predador, nos destruir devido a nossa cobiça?
MASS EFFECT: VIDA X TECNOLOGIA
Geth, um raça sintética criada pelos Quarianos |
Em Mass Effect, trilogia de games produzido pela empresa canadense Bioware, o jogador se ve no controle de um comandante, chamado Shepard (que não tem sexo definido, dependendo da escolha do jogador), que ao descobrir a ameça dos Reapers (ceifadores), uma raça de maquinas, que a cada 50.000 anos "colhe" as civilizações da galáxia em um ciclo movido por razões desconhecidas, Shepard acaba se envolvendo em uma tentativa desesperada de evitar que o ciclo se complete novamente.
Um reaper |
Durante o game, o jogador descobre as razões por trás do ciclo. Os Reapers acreditam que as civilizações orgânicas, tendem a se extinguir, devido a criação de "Inteligencias artificiais". As formas de vida sintética, extremamente mais capazes do que as orgânicas, levariam seus criadores a extinção. Parte desse pensamento tem raízes religiosas, já que é um retorno ao mito de Adão e Eva, ou de Prometeu. Mas, as influencias contemporâneas também moldam a criação de uma história, e a aparente crença de que a tecnologia pode ser prejudicial em Mass Effect, não escapa disso. Mas esse pensamento tem fundamento?
RECURSOS LIMITADOS
Não sabemos se existem civilizações lá fora, e qualquer análise tentando adivinhar seu comportamento, cai no reino dos pensamentos e comportamentos humanos, e invalida qualquer argumento, portanto, vamos nos focar apenas em nossa especie. Os Seres Humanos, tem ao longo de sua existência, vivido de diversas formas. Durante a maior parte de nossa História, vivemos de forma nômade, caçando e coletando alimentos. Cerca de 12 mil anos atrás, algumas comunidades sedentárias e agrárias surgiram, remodelando nosso modo de vida e acionando um bomba relógio.
O custo de todo o progresso |
Devido ao crescimento populacional, proveniente do aumento de alimentos, mais terras eram necessárias para manter uma comunidade, que logo crescia, se tornando uma cidade e as vezes um império. Vemos o caso de Roma, que surgiu como um conjunto de vilas latinas, e se tornou um vasto império, devido a necessidade de terras para a agricultura e extrativismo. Para uma civilização avançar, outra precisa recuar, e o jogo das cadeiras das civilizações pode ser brutal.
Ao longo dos últimos três séculos, a tecnologia humana, alcançou níveis inimagináveis, mas o custo foi enorme. Centenas de florestas ao redor do mundo sumiram, ou foram reduzidas a pequenas zonas de proteção. Rios e mares foram poluídos. Especies foram extintas. E em nossa cobiça, estamos até mesmo poluindo o espaço.
Atualmente existe um crescente movimento contrário ao progresso predatório, mas o mesmo ainda está longe de desafiar os predadores. Ao contrário, nos últimos anos vimos um aumento no nível de poluição do meio-ambiente.
Em Mass Effect, as formas de vida orgânicas estão predispostas a se destruírem devido a criação de I.A´s, mas creio que a razão para tal história, seja mais profunda. O espirito de uma época, ecoa nas produções artísticas e nas narrativas e Mass Effect, é apenas mais uma História influenciada por esse espirito. Ao longo do game, vemos vários exemplos que evidenciam isto. As artimanhas politicas do embaixador Udina, para aumentar o poder dos seres humanos diante das outras raças avançadas. O grupo Cerberus, que possui uma visão maquiavélica, quanto ao avanço humano. Mass Effect é na minha opinião muitas vezes superior a Star Wars e Star Trek, por seus temas diversos, e a inteligencia de seu roteiro. Espero no futuro realizar outras análises dessa incrível serie, que prova que videogames são arte.
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Filosogames - Mass Effect e o progresso tecnológico destrutivo (Spoilers!!!!)
15:54Citadela, residencia do conselho galático |
Durante os séculos XIX e XX, a humanidade obteve um alto e rápido crescimento tecnológico, principalmente movido pelo aço, vapor e petróleo. A literatura criava mundos futurísticos, movida pela crença de que nossa especie, continuaria eternamente evoluindo, até conquistarmos o espaço. Mas, nos últimos anos, temos visto o contrário. A destruição do meio-ambiente por resíduos tóxicos, o aumento das temperaturas e o degelo das camadas polares, tem aumentado a desconfiança em relação ao progresso da humanidade, e colocado em cheque o "destino manifesto" dos homens.
O que nos leva a seguinte questão, estamos predispostos a nos destruirmos, por causa do crescimento tecnológico? Pode um dia, aquilo que nos permitiu deixar de ser pressa e virar predador, nos destruir devido a nossa cobiça?
MASS EFFECT: VIDA X TECNOLOGIA
Geth, um raça sintética criada pelos Quarianos |
Em Mass Effect, trilogia de games produzido pela empresa canadense Bioware, o jogador se ve no controle de um comandante, chamado Shepard (que não tem sexo definido, dependendo da escolha do jogador), que ao descobrir a ameça dos Reapers (ceifadores), uma raça de maquinas, que a cada 50.000 anos "colhe" as civilizações da galáxia em um ciclo movido por razões desconhecidas, Shepard acaba se envolvendo em uma tentativa desesperada de evitar que o ciclo se complete novamente.
Um reaper |
Durante o game, o jogador descobre as razões por trás do ciclo. Os Reapers acreditam que as civilizações orgânicas, tendem a se extinguir, devido a criação de "Inteligencias artificiais". As formas de vida sintética, extremamente mais capazes do que as orgânicas, levariam seus criadores a extinção. Parte desse pensamento tem raízes religiosas, já que é um retorno ao mito de Adão e Eva, ou de Prometeu. Mas, as influencias contemporâneas também moldam a criação de uma história, e a aparente crença de que a tecnologia pode ser prejudicial em Mass Effect, não escapa disso. Mas esse pensamento tem fundamento?
RECURSOS LIMITADOS
Não sabemos se existem civilizações lá fora, e qualquer análise tentando adivinhar seu comportamento, cai no reino dos pensamentos e comportamentos humanos, e invalida qualquer argumento, portanto, vamos nos focar apenas em nossa especie. Os Seres Humanos, tem ao longo de sua existência, vivido de diversas formas. Durante a maior parte de nossa História, vivemos de forma nômade, caçando e coletando alimentos. Cerca de 12 mil anos atrás, algumas comunidades sedentárias e agrárias surgiram, remodelando nosso modo de vida e acionando um bomba relógio.
O custo de todo o progresso |
Devido ao crescimento populacional, proveniente do aumento de alimentos, mais terras eram necessárias para manter uma comunidade, que logo crescia, se tornando uma cidade e as vezes um império. Vemos o caso de Roma, que surgiu como um conjunto de vilas latinas, e se tornou um vasto império, devido a necessidade de terras para a agricultura e extrativismo. Para uma civilização avançar, outra precisa recuar, e o jogo das cadeiras das civilizações pode ser brutal.
Ao longo dos últimos três séculos, a tecnologia humana, alcançou níveis inimagináveis, mas o custo foi enorme. Centenas de florestas ao redor do mundo sumiram, ou foram reduzidas a pequenas zonas de proteção. Rios e mares foram poluídos. Especies foram extintas. E em nossa cobiça, estamos até mesmo poluindo o espaço.
Atualmente existe um crescente movimento contrário ao progresso predatório, mas o mesmo ainda está longe de desafiar os predadores. Ao contrário, nos últimos anos vimos um aumento no nível de poluição do meio-ambiente.
Em Mass Effect, as formas de vida orgânicas estão predispostas a se destruírem devido a criação de I.A´s, mas creio que a razão para tal história, seja mais profunda. O espirito de uma época, ecoa nas produções artísticas e nas narrativas e Mass Effect, é apenas mais uma História influenciada por esse espirito. Ao longo do game, vemos vários exemplos que evidenciam isto. As artimanhas politicas do embaixador Udina, para aumentar o poder dos seres humanos diante das outras raças avançadas. O grupo Cerberus, que possui uma visão maquiavélica, quanto ao avanço humano. Mass Effect é na minha opinião muitas vezes superior a Star Wars e Star Trek, por seus temas diversos, e a inteligencia de seu roteiro. Espero no futuro realizar outras análises dessa incrível serie, que prova que videogames são arte.
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